Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Servidora garante abono permanência desde o preenchimento dos requisitos da aposentadoria especial

Publicado por Bruno Delomodarme
há 2 anos

O juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, da 2ª Vara Federal da Mogi Guaçu/SP, julgou procedente ação de uma servidora pública federal, para que receba abono de permanência desde quando preencheu os requisitos para aposentadoria especial.

A servidora ajuizou ação contra a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), pois, em 01 de setembro de 2018, tinha preenchido os requisitos para usufruir do benefício de aposentadoria especial, já que trabalhou mais de 25 anos exposta a agentes nocivos a sua saúde. Em setembro de 2019, ela fez requerimento à universidade para receber aposentadoria especial, porém, a universidade entendeu que ela não tinha os 25 anos ininterruptos exclusivamente na esfera federal.

A servidora explicou que, de acordo com o 3º do art. 57 da Lei nº 8.213/91 e a Súmula Vinculante 33 do STF, não há nenhuma menção que todo o período de atividade especial deve ser realizado em um único regime, para ser possível a jubilação da aposentadoria especial, o que foi acatado pelo julgador.

Ao analisar o caso, o magistrado também apontou que o STF já consolidou entendimento que o abono de permanência é devido desde o momento em que o servidor público, que permanece em atividade, completa os requisitos para a aposentadoria, seja ela especial ou não, sendo desnecessária a formalização de requerimento.

O advogado Bruno Delomodarme, do escritório Borges & Delomodarme Advocacia, representou a servidora pública na ação.

Clique aqui para ler a decisão

Processo nº 5002027-42.2021.4.03.6133

Fonte: RotaJuridica

  • Sobre o autorAdvogado Previdenciário
  • Publicações50
  • Seguidores236
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações119
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-garante-abono-permanencia-desde-o-preenchimento-dos-requisitos-da-aposentadoria-especial/1440374867

Informações relacionadas

[Modelo] Ação de Reparação de Danos Morais por Negativação Indevida, com pedido liminar

Pauta Jurídica
Notíciashá 3 anos

Abono de Permanência: Saiba o que é e quem tem direito

Helena Martins, Advogado
Modeloshá 2 anos

Danos por Negativação Indevida

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 6 anos

Emenda à inicial novo CPC art 321 Modelo de Petição

Francisco Edio Mota Torres, Advogado
Artigoshá 2 anos

Tudo o que você precisa saber sobre Precatórios e RPV

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)